Semanas atrás falei sobre a minha impressão de que ninguém lia mais nada. A desculpa que eu havia encontrado na internet era que as distrações digitais estavam roubando nosso tempo com os livros. Conversando com gente legal e sabida sobre o assunto, percebi que estamos mesmo com dificuldade para ler, mas que ainda gostamos muito do bom e velho livro de papel.

Eis que hoje, encontrei esse artigo fabuloso do maluco (só pode ser) que resolveu desafiar tudo isso. Clive Thompson decidiu experimentar ler Guerra e Paz, um livro igualmente famoso e longo, todinho no celular. A ideia dele era testar se a leitura online é mais fácil ou mais difícil (e mais ou menos prazerosa) que a leitura no papel, além de verificar se as inúmeras distrações da internet iam atrapalhar demais o objetivo dele.

O resultado?

1 – Não teve jeito… Ele ficou multitasking enquanto lia. Mas era abrindo páginas do Wikipédia para pesquisar figuras históricas russas. Não era algo que o distraía da leitura, mas sim, ajudava na compreensão do livro.

2 – Mesmo assim… para completar a missão, Thompson deve que desativar todas as notificações do celular.

3 – Mas… Thompson descobriu que não são os alertas que nos desconcentram, somos nós mesmos. Quem nunca perdeu horas no celular mesmo sem ele ter apitado nada?

4 – Pesquisando… Thompson leu que essa reclamação sobre não conseguir se concentrar é muito antiga e nada exclusiva da nossa geração.

5 – Ok, mas… Ler no celular funcionou, mas nosso heroi continuou muito fã do formato impresso.  

6 – E o mais importante… Ele simplesmente descobriu que: se o livro é bom, você vai ler ele. Independentemente do formato ou das distrações. “O livro se torna a distração, aquela coisa com que o seu cérebro tanto precisa se engajar. Pare de checar o email e o Twitter! Você tem um livro para ler!”.

Depois do experimento com Guerra e Paz, Thompson adquiriu o hábito de ler no celular e já devorou outros clássicos na telinha. Mas não deixou de comprar livros contemporâneos na livraria pequena do seu bairro. No final, tem espaço para todos os formatos quando o leitor gosta de experimentar e de (adivinha?) ler.

O artigo todo de Clive Thompson está aqui. É muito bom!

Recentemente, escrevi alguns textos que se relacionam com o experimento dele e com as minhas leituras:

Dá para passar menos tempo e ser mais produtivo no Facebook 

Niguém lê mais nada?

Dicas de livros para quem trabalha com mídias digitais

Dicas de livros para quem quer entender as mídias digitais

Entrevista com uma das escritoras que mais vende ebook no Brasil
 

O que vocês estão lendo? É impresso ou digital? Qual formato vocês preferem?

[Imagem: Guerra e Paz de Cândido Portinari]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending