Ok, chegou a hora.

Há anos eu penso em conteúdos para o Como Conversar com Seres Humanos, minha página sobre ideias para melhorar nossa conexão uns com os outros. Vontade não faltava, mas parecia que o momento nunca era o certo. Veio a pandemia e não podíamos nos encontrar. Aí escrevi sobre conversar com nós mesmos. Depois, eleições. O fim do mundo. Comecei a achar que a moda é odiar uns aos outros e que ninguém está muito interessado em bater papo. Mesmo assim, continuei achando que poderíamos fazer melhor. Minha vontade de conversar sobre como conversar melhor continuava.

Todos os dias vejo alguma piada na internet sobre como cachorro é melhor que gente. Eu discordo. Biologicamente falando, a frase “prefiro pet a pessoas” está errada. Somos feitos para as conexões humanas, nosso cérebro evoluiu assim. Não tem para onde correr. Aprendemos que o ser humano é um animal social. Eu sempre achei que isso queria dizer que somos bicho que caça em bandos. Aprendi recentemente que é mais que isso. Nossas conexões são complexas. Evoluímos para construir ligações complexas e profundas com outras pessoas. Não é só colaborar na caçada, é confiar, cuidar, abrir o coração, se apoiar. Nosso cérebro é feito para conexões significativas.

Eu acredito de verdade no poder das conversas. E agora que passei anos e anos lendo sobre isso sem publicar nada, só endoidando sozinha na minha cabeça, tenho referências científicas para embasar a minha crença. Podemos nos comunicar melhor sim. E podemos criar as redes de conexões significativas para as quais a natureza nos habilitou. Nosso corpo precisa delas.

De tanto pensar e não compartilhar, fui mudando o rumo do que eu queria escrever. Lá no começo, eu tinha ideias. Hoje, tenho perguntas. Acredito na missão, conversarmos melhor, mas como chegamos lá? Eu queria muito retomar minha escrita e fortalecer o que eu tinha começado lá atrás. Não sabia como. Comecei, parei… Daí me veio o estalo. Acrescentar uma interrogação ao nome do blog desbloqueia várias possibilidades. Se eu me perguntar, eu não preciso responder. Posso apenas levantar ideias e abrir a discussão com vocês. E isso é exatamente o que eu quero.

Eu amo que a minha página se chama Como Conversar Com Seres Humanos porque parece algo que um ET se perguntaria. Parece o título de um manual escrito por um alienígena que veio à Terra e quer ajudar outros a se comunicarem com a galera daqui. Tem uma vibe de “Guia do Mochileiro das Galáxias” que eu adoro. Entretanto, não gostaria de escrever um guia. Quero olhar para essa loucura toda e me perguntar “como eu falo com essa turma?”. Com uma interrogação, o nome ficou perfeito. Como Conversar com Seres Humanos?

Então, essa é a proposta. Você também acredita que as coisas podem ser melhores? Você também vê inteligência e amor na humanidade mas perde toda a fé depois de cinco minutos online? Você também já se perguntou “gente do céu como é que faz para a gente conversar melhor porque isso aqui tá uma bagunça?”

Tamo junto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending