Eu estava sem ideias sobre o que escrever aqui. Talvez você tenha notado que passei um tempo sem postar. Não me vinha aquele “plim”, aquela grande sacada. A inspiração acabou acontecendo hoje de manhã quando, lendo Keep Going, de Austin Kleon, aprendi (ou reaprendi) que esse negócio de inspiração não funciona como achamos.

Para ele, nenhum profissional criativo (quer trabalhe com arte ou não) pode ficar esperando a lâmpada se acender sobre a cabeça. Ele deve, em vez disso, criar rotinas. O ato de criar pode até parecer “mágico” de vez em quando, mas, se você vive daquilo que cria, essa produção deverá envolver também repetição, ralação, morgação, enfim… a transpiração que, segundo a frase famosa, toma 99% do tempo quando o assunto é criatividade.

Kleon defende a rotina como forma de nos obrigar a focar. É um antídoto para os problemas que encontramos quando nossa mente vai para os “ontens” (tudo o que já ficou para trás) ou para os “amanhãs” (território desconhecido). A rotina nos força a olhar sempre para o hoje. Organize um ritual de trabalho, sente e tente criar algo razoável hoje. Faça algo simples mesmo, faça algo ruim, faça só um pedaço de algo maior. Mas faça. Siga uma rotina de trabalho todos os dias, independentemente do que aconteceu de bom ou ruim ontem, e do que você acha que vai acontecer amanhã.

KeepGoing.png

Austin Kleon cita a maravilhosa frase de Annie Dillard, “como nós vivemos nossos dias é, claro, como vivemos nossas vidas”. A soma do pouquinho que criamos todos os dias se torna a nossa grande obra.

Lembrei de uma texto do site Papo de Homem que tinha um título sensacional: F***-se a motivação, você precisa de disciplina”. O post falava sobre a importância de se manter a regularidade, mesmo quando o assunto é arte ou criatividade. No livro A Guerra da Arte, Steven Pressfield diz algo como “a musa vai visitá-lo, mas ela tem que encontrá-lo trabalhando”

Estou no começo do livro de Kleon. Vou continuar a leitura e tentarei estruturar uma rotina para a criação de conteúdos aqui para o blog. Acho que vai dar certo.

Por enquanto, me fala: qual é a sua rotina? O que você sugere para a minha?

(Imagem do cabeçalho: Neven Krcmarek do Unsplash)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending