No livro, O Poder da Empatia, o filósofo Roman Krznaric fala muito sobre o diálogo como ferramenta de mútua compreensão. Para ele, uma conversa de verdade é uma questão de troca. Krznaric cita o pensador Theodore Zeldin, que explica:

“O que é uma conversação? É muito mais do que trocar palavras, o que pode ser um mero falatório, ou do que comunicação, que não precisa ser nada além de transmissão de informação para um público passivo.

A conversação é a alimentação compartilhada, recíproca, que permite aos homens criar e trocar confiança, sabedoria, coragem e amizade.

Sempre que, no passado, seres humanos quiseram mudar sua maneira de viver ou pensar, ele mudaram o tema e os métodos de sua conversação. A conversação está assumindo um papel decisivo tanto na vida pessoal quanto na profissional e está se tornando moeda tão importante quanto o dinheiro, enriquecendo ambos os lados com o dinheiro que não se pode comprar”.

Sensacional, não é?

Zeldin continua:

A conversação é um encontro de mentes com diferentes lembranças e hábitos. Quando mentes se encontram, elas não trocam fatos apenas. Elas os transformam, os reformulam, extraem deles diferentes implicações, envolvem-se em novos encadeamentos de pensamentos. A conversa não embaralha as cartas apenas, ela cria nova cartas. Uma conversa satisfatória é aquela que o faz dizer o que você nunca disse antes”.

O que você acha?

(Imagem: Nappy)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending