Como um líder político pode transmitir ideias de forma objetiva e compreensível? Jon Favreau diz que a fórmula para um bom discurso não é complexa. Ele sabe o que está falando, já que trabalhou por anos escrevendo os pronunciamentos do ex-presidente dos EUA Barack Obama.

Copy of BlogPostFotoModelo.png

A receita de Favreau é a seguinte: problema + solução + porque eu. Ele explica o formato no podcast Armchair Expert. Resumidamente, a mensagem principal de um bom discurso deve dizer ao público qual é o problema que o líder pretende resolver, de que forma a situação será solucionada, e porque aquele político em particular é a pessoa ideal para colocar a solução em prática.

Parece muito simples. Entretanto, quando foi a última vez que você ouviu uma fala política que que cumpria todos os itens dessa regra?

Jon Favreau an American political commentator, creator and co-host of Pod Save America and the former Director of Speechwriting for President Barack Obama. In this chapter of Experts on Expert, Jon discusses his heartbreak on the 2004 Kerry campaign, his devotion to the democratic ideal of persuasion and he details his farcical experience sharing a name with the other Jon Favreau.

Em geral, os discursos costumam passar pelo primeiro e terceiro itens, ignorando o segundo. Além de não fazerem qualquer ligação entre os três. O falatório clichê costuma conter uma lista de problemas. Na hora de detalhar como eles serão solucionados, o negócio míngua. Há também o clássico bla bla bla sobre como o político em questão é melhor do que outros, mas não ouvimos muito sobre porque ele é mais capacitado para resolver os problemas citados de uma forma viável.

Vamos prestar atenção nisso? Da próxima vez que ouvirmos ou lermos algum político defendendo algo vamos tentar identificar: qual é o problema, qual é a solução, e porque ele(a) é capacitado para colocá-la em ação.

Foto de Pete Souza – postada originalmente no Flickr como P041409PS-0007, domínio público

Foto do cabeçalho: Miguel Henriques no Unsplash)

Leia também:

Como não ser arrogante

Está insatisfeito com a imprensa? Pague por ela

Estamos todos no mesmo time

3 respostas para “Qual é a estrutura de um bom discurso político”

  1. Tem também o bla bla bla de que o anterior (caso tenha sido de outro partido político) não fez isso e aquilo. Parece que muitas vezes esse é o único ponto existente. Fomos treinados ao longo de décadas a ver o político como um salvador. Nunca treinamos nossa mente pra ver os problemas de uma forma racional, equacionada, daí nem cogitamos olhar/escutar o político esperando pelo: problema->solução-> por que eu? Precisamos realmente pensar melhor.

    1. Parece que a conversa para aí, não é? O político fala mal do concorrente, aponta os problemas, e pronto. A parte da solução clara nunca acontece. Temos que cobrar mais.

  2. Tem também o bla bla bla de que o anterior (caso tenha sido de outro partido político) não fez isso e aquilo. Parece que muitas vezes esse é o único ponto existente. Fomos treinados ao longo de décadas a ver o político como um salvador. Nunca treinamos nossa mente pra ver os problemas de uma forma racional, equacionada, daí nem cogitamos olhar/escutar o político esperando pelo: problema->solução-> por que eu? Precisamos realmente pensar melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending