Nosso cérebro entende o mundo por comparação. É inevitável medirmos quem somos em relação às pessoas ao nosso redor. Levado ao extremo, isso pode criar um sentimento de distância entre o que consideramos ser o nosso “eu” e o que chamamos de “outros”. Gostei muito da proposta do livro Team Human que lembra, logo na capa, que estamos (eu, você e os outros) todos no mesmo time.

O autor, Douglas Rushkoff diz:

“Nossas tecnologias, mercados e instituições culturais – anteriormente, forças de conexão e expressão humanas – agora nos isolam e nos reprimem. É hora de refazermos juntos a sociedade, não como indivíduos isolados, mas como o time que, na verdade, somos. Time de Humanos”.

Rushkoff é professor de teoria da comunicação na City University de Nova Iorque. Em entrevista para a rádio americana NPR, ele explica que, por um tempo, achou que a era da informação por si só iria unir as pessoas de formas inovadoras. No livro, ele defende que essa tarefa, no final das contas, continua sendo uma missão humana. Para Rushkoff, construiremos o futuro por meio de conexões e colaborações feitas por gente, independente da tecnologia disponível.

O que você acha?

(Imagem: Unsplash)

2 respostas para “Estamos todos no mesmo time”

  1. Há algum tempo vi imagem de uma senhora oriental, já de cabelos grisalhos, caminhando uns poucos quilômetros para ir ajudar na limpeza das casas que tinham sido invadidas pelas águas de uma enchente na região. Ela explicou que todos dependiam do que era cultivado ali. E que naquele momento não fora atingida, mas poderia. Eles tinham bem nítida a ideia de interdependência, daí a natural colaboração. Sabiam, sem ninguém explicar, que estavam todos no mesmo time. Pelo visto o desastre da natureza era o que mais claramente deixava-os certos de que formavam um conjunto. Nós, precisamos entender urgentemente que, exceto catástrofes, temos muito mais em comum. Muito mais porquê nos sentirmos um time.

    1. Avatar de suzana valenca
      suzana valenca

      Exatamente! Não precisamos esperar a catástrofe para lembrarmos que estamos no mesmo time. O dia a dia normal já é cheio de obstáculos. Às vezes, só de não agir como se fossemos todos rivais já ajuda muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending