Desculpe o palavrão, mas você diria a um possível cliente que o que ele está fazendo é uma “merda”? Pois, esses dias, eu vi exatamente isso no Instagram. Um post de uma agência de comunicação dizendo “o seu conteúdo é uma merda”. A mensagem continuava com um emoji de cocôzinho sorrindo e explicava que a empresa interessada poderia contratá-los para corrigir o problema. 

Infelizmente, tenho visto muito conteúdo agressivo ou mal formulado como esse exemplo no Instagram. Quero em falar um pouco sobre isso por aqui para pensarmos como vender e se comunicar de uma forma mais positiva.

Marketing do mal

Comecei a perceber esses posts horrorosos no Instagram quando passei a seguir as hashtags #marketing e #marketingdigital. Elas são importantes para o meu negócio, mas são também um poço sem fundo de bobagens pensadas para “causar”. 

Uma tática bem comum para chamar atenção é postar fotos de dinheiro. Dinheiro mesmo, cash, cédulas e mais cédulas empilhadas, jogadas na cama, dentro de malas, em cima da mesa de trabalho e outras variações. Já vi várias mas continuo me chocando todas as vezes. O que essas imagens querem insinuar, lógico, é que você vai ficar muito rico (e aparentemente super brega) se usar as estratégias de marketing corretas. Nenhum desses posts fala sobre qualidade do produto, sobre como entender o consumidor, ou sobre oferecer um serviço relevante.

cansada.png

Promessas milagrosas

Eu acho que a fórmula de lançamento de Érico Rocha faz sentido do ponto de vista da estratégia. Mas vocês já viram como ele vende a ideia? Ultimamente Érico tem falado muito do “seis em sete”. Isso significa ganhar no mínimo 100 mil reais (seis dígitos) em uma semana (7 dias). Desculpa aí, mas eu não acredito nisso. E não fico nem um pouco mais perto de acreditar com o tanto de propaganda agressiva martelando esse “conceito”. Não é possível ganhar 100 mil reais em uma semana sem investir muito, sem um produto que preste, sem atender uma demanda real do público. 

Marketing humanizado (?)

Para equilibrar o tanto de post ruim, esse dias topei com uma mensagem que falava sobre marketing humanizado. Admirei o esforço mas fiquei com pena dele precisar existir. Eu sou formada em comunicação. Para mim, comunicação é um trabalho humano sempre! É conversa, é empatia, é entendimento. Não dá para fazer de outro jeito senão “humanamente”. 

A melhor forma de vender é sendo útil

Não sou contra ganhar dinheiro. Não sou contra ganhar muito dinheiro. O marketing, a publicidade, a parte comercial de qualquer negócio busca o máximo de exposição, de clientes e de cliques. Tudo bem. Mas você quer causar ou prestar um serviço útil para o seu cliente para que ele goste da sua empresa e volte a comprar seu produto? Para mim, a melhor comunicação é aquela que disponibiliza informações relevantes sobre produtos relevantes. 

Eu torço que você ganhe muito dinheiro com a sua empresa ou com a sua agência de marketing. Mas, me faz um favor? Quando você estiver milionário, não posta foto de dinheiro nem de promessas de riquezas mentirosas, tá bom?

Leia também:

Vamos fazer comuniçacao do bem?

Você conversa com o seu cliente?

O que eu faço

(Imagens: Prateek Katyal e Mehrpouya H no Unsplash)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending