Quando discordamos de alguém temos a certeza de que estamos certos. Eu não estou aqui para dizer que você está errado. Quero avisar que, vencer a discussão, às vezes, não resolve o problema.

Esses dias eu estava em casa (claro) e ouvi o vizinho do prédio ao lado torcendo muito alto e comemorando animadamente cada gol do Brasil no jogo de estreia da famigerada Copa América. Mais do que curtindo a partida, acho que ele estava querendo deixar claro para quem pudesse ouvi-lo que ele apoiava o time e a realização do torneio. Ele estava caprichando em ser o mais barulhento possível. Meu vizinho queria esfregar na cara do mundo o quanto ele estava certo.

Semana passada fiz a bobagem de deixar um comentário em um canal de notícias no YouTube. A matéria era sobre como nosso presidente havia dito que as estatísticas sobre mortos pela Covid inflavam o número em 50%. Postei em resposta que o raciocínio não se sustenta em si mesmo. O Brasil soma quase 500 mil vítimas da doença, metade disso seria um índice muito alto de qualquer forma. Recebi vários comentários dizendo que o presidente estava certo sim. Os números estão exagerados. “Lá na minha rua mesmo morreu um cara atropelado e disseram que era Covid”. Na ânsia de se provarem certos, nenhum dos que me responderam prestaram atenção no verdadeiro problema que eu tinha levantado: 250 mil mortos são muitos mortos. 

Parabéns, você está certo. E o problema, como fica?

No meio de uma conversa bem frustrante eu disse para o meu interlocutor, “você não precisa provar que eu estou errada, só precisa dizer o que você quer que eu faça”. Admito que não foi a forma mais gentil de me expressar, mas acabou com a teima e guiou a comunicação para a resolução do problema. 

Quando estamos chateados, queremos mostrar para o outro que ele está errado, queremos defender a nossa posição e queremos vencer a conversa. Aí esquecemos: o que queríamos resolver com a conversa mesmo? Quando alguma coisa está errada (e eu estou certa certíssima!), eu vou querer corrigir essa coisa, não é? Esse tem que ser o nosso foco.

Se estamos tão certos, como é que o Brasil está tão lascado?

Meu vizinho teve muito sucesso em esfregar na minha cara que a Copa América estava acontecendo sim, que o Brasil estava jogando sim, e que ele ia apoiar a seleção sim sim sim senhor. Que problema ele resolveu? Meus haters do YouTube repetiram várias vezes como eles e o presidente estavam muito certos mas, que problema eles resolveram?

A pandemia continua, a vacinação está lenta, a economia vai muito mal. O Brasil está lascado, estamos todos lascados, e algumas pessoas acham que venceram porque provaram que estão certos. E assim seguimos todos perdendo. 

Imagem: Prateek Katyal no Unsplash

Leia também:

Não converse para vencer

Como não ser arrogante

Você pode mudar de ideia, está tudo bem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending