A artista e escritora Jenny Odell acha que a exposição pública das redes sociais nos tira a oportunidades de termos conversas mais complexas. Estamos sempre com medo de nos expressar na internet. Como discutir assuntos importantes assim?

“Suspeito que as pessoas abordam as mídias sociais com muito medo sobre como serão vistos. Porque, você sabe, é disso que se trata a mídia social. É muito sobre ‘likes’ e ‘dislikes’, votos positivos e negativos. É uma pontuação e você quer que sua pontuação seja boa. Então, acho que as pessoas estão nesses espaços com muito medo e muita defesa”.

No podcast Offline, Odel explica como esse medo faz com que as pessoas não consigam discutir assuntos complexos na internet.

“Estou muito impressionada com a diferença entre discordar nas mídias sociais e com amigos íntimos. Alguém que eu conhecia disse algo para mim, uma vez, que eu só percebi anos depois ser uma crítica profunda sobre algo que eu pensava. Não percebi antes porque não me senti assim, foi uma conversa respeitosa na qual eu aprendi alguma coisa”.

Agora imagina só se a tal “crítica profunda” tivesse acontecido no Twitter…

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=FvKuq0kcnBk?wmode=opaque]

Somos mais que a nossa opinião online

Isso me lembrou de uma entrevista com o médico Vivek Murthy. Ele acredita que a comunicação digital não permite entendimentos mais profundos sobre com quem estamos conversando. Isso faz com que achemos que o interlocutor é unica e exclusivamente representado por aquele tweet ou post no Instagram. Para ele, precisamos lembrar que todos temos histórias, sentimentos e motivações mais profundas do que conseguimos expressar na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending