Os piores momentos da pandemia de Covid-19 foram também o ápice da desinformação na internet. A avaliação anual sobre confiança do público feita pela consultoria Edelman mostra o que já sabíamos: estamos saturados de tanto loucura online. O que podemos fazer agora?

A Edelman aponta um horizonte mais ou menos otimista. Para a empresa, depois da “falência da informação” que vivemos nos últimos anos, começamos a buscar saídas. O relatório lista algumas possibilidades:

A confiança continua a ser a moeda mais importante nas relações duradouras entre as instituições estudadas. Particularmente em tempos de turbulência e volatilidade, a confiança é o que mantém a sociedade unida e onde o crescimento se reconstrói e se recupera.

  • As empresas devem abraçar expectativas expandidas. É importante tomar ações significativa e comunicá-las.

  • Os líderes sociais devem atuar com fatos e agir com empatia. Eles devem ter a coragem de falar diretamente, mas também ter empatia e lidar com os medos das pessoas.

  • O público precisa de conteúdo confiável, verdadeiro, imparcial e confiável.

  • As instituições devem fazer parcerias umas com as outras para resolver problemas. Empresas, governo, mídia e ONGs devem encontrar um propósito comum e tomar medidas coletivas para resolver os problemas sociais.

O que você acha?

(Imagem: Rob Wicks / Unsplash)

Leia também:

Não existe mais censura. O problema agora é outro.

WhatsApp não é lugar para ler notícias.

O maior inimigo da verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending