Como encontrar um equilíbrio entre as incríveis possibilidades da comunicação online e a necessidade de ter espaços privados e seguros para conversas mais autênticas?

Hoje ouvi uma entrevista maravilhosa com a cantora Marcela Bovio e ela contou sobre a insegurança que sentiu ao ter que publicar em todas as redes sociais que havia sido diagnosticada com câncer. Sendo uma artista independente, muito do trabalho dela depende do apoio de fãs que, por exemplo, contribuem para as campanhas de financiamento coletivo que ela lança. Como continuar tendo uma conversa honesta com esse público fiel sem se expor para o mundo todo via Facebook e Instagram?

Marcela não tem uma resposta definitiva, mas apostou em dois elementos: a força da comunidade e ferramentas que permitem interações mais focadas.

Ela percebeu que as pessoas que acompanham o trabalho dela são fãs que realmente querem estar próximos e conectados com a música dela. Como trocar ideias com esse pessoal de forma segura? Ela apostou em redes como Patreon e Discord.

Eu me preocupo com a autenticidade do que colocamos na Internet. Dá para ser você mesmo, de verdade, com tanta gente olhando?

O que você acha? Como você equilibra isso na sua vida / trabalho?

Leia também:

Como brigar na Internet (corretamente)

Não esqueça de perguntar: o que você acha?

Os melhores podcasts do mundo

(Foto: Matthew Henry no Unsplash)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending