Sabe uma coisa que está me irritando muito na internet ultimamente? As certezas.

Online, todos parecem ter respostas muito óbvias para tudo. Eu ainda estou aqui cheia de perguntas, então, lavei a alma quando encontrei um artigo que falava sobre sabedoria contida em não saber.

A sabedoria não é encontrada na certeza. Sabedoria é saber que, embora você possa saber muito, também há muito que você não sabe. A sabedoria é tentar descobrir o que é certo, em vez de tentar estar certo. Sabedoria é perceber quando você está errado e recuar graciosamente. Não tenha medo de estar errado. Não tenha medo de admitir que você não tem todas as respostas. Não tenha medo de dizer “Eu acho” em vez de “Eu sei”.

A pergunta para diferenciar sábios de “sabichões”

Saber que não sabe é prova de maturidade. Se agarrar demais às próprias ideias pode ser, na verdade, um sinal de falta de sabedoria.

“Da próxima vez que você tentar determinar se alguém é realmente superinteligente ou está simplesmente blefando, não pergunte se eles estão sempre certos. Em vez disso, pergunte quando foi a última vez que eles mudaram de opinião. Se eles não conseguem dizer as vezes em que estavam errados, provavelmente não são tão inteligentes quanto parecem”

Leia também:

Vamos parar de fingir que sabemos de tudo?

Você pode mudar de ideia. Está tudo bem

Como brigar na internet (corretamente)

Foto: Paul Volkmer no Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending